Trabalhar o processo histórico
da produção da escrita. A história da invenção da escrita.
Trabalhar a função das letras.
Escrever o nome próprio, da
professora e dos colegas com alfabeto móvel.
Identificar letras, palavras e
frases conhecidas em diferentes textos.
Identificar letras ou palavras
repetidas.
Montar uma caixa de palavras,
ou um dicionário com as palavras que descobrirem.
Trabalhar a direção da
escrita: com o dedo, com os olhos.
Montar uma caixinha de texto:
propaganda, bilhetes, cartazes, rótulos.
Atividades que envolvam o
nome, o endereço, a família, a casa, o desenho da figura humana.
Trabalhe Atividades que
envolvam a memorização de palavras e significados
Atividades com crachás
Confeccionar livrinhos
ilustrados
Fazer relação entre a
oralidade e a escrita
Identificar palavras e frases
em textos.
Escrever cartas, bilhetes,
email, com auxílio do professor.
Atividades de calendário
Atividades com interpretação
de documentos: identidade, certidão de nascimento.
Trabalhe Atividades de
pesquisa e recorte de palavras, e tipos textuais em jornal.
Atividades com musica e direção
da escrita, leitura apontada, leitura com seleção de palavras no texto.
Trabalhe e retome Atividades
com brinquedos cantados, com ritmo de leitura, com marcação com palmas ou
estalos
de dedos, ou com marcação das
sílabas e a compreensão da unidade sonora.
Trabalhe Atividade de
numeração de parágrafos.
Introduza Atividade de
organização de texto, recorte de parágrafos e frases com organização do sentido
do texto.
Contar quantas vezes uma
palavra apareceu em um texto
Trabalhar letra inicial e
final.
Trabalhar o número de letras
de uma palavra
Desenvolver álbuns de rótulos,
de nomes, de palavras, de histórias de vida de alunos.
Reconhecer frases na
composição do texto
Organizar frases de acordo com
o texto.
Proponha a resolução de
advinhas
Retome atividades que não
foram terminadas
Trabalhe propostas de
produção: elogiar, dizer, convencer, agradar, mentir...narração, argumento,
relato, exposição e descrição.
Trabalhar com HQ, fábulas,
poemas, que possibilitem a imaginação.
Introduza a possibilidade de
idealizar uma produção de texto: jornal, blog, cartaz, cartas,
Consolide a possibilidade da
descrição textual de uma prática ou atividade, assunto ou intenção.
Trabalhar as diferenças entre
os sinais do sistema de ensino alfabético silábico.
Trabalhar os tipos diferentes
de letras, trabalhar maiúsculas e
minúsculas.
Trabalhar registros de rodas
de casos, roda de conversas, causo, receita, etc...
Interpretação de textos com
imagens
Completar textos incompletos
Desenvolvimento de resumo ou
identificação da idéia principal
Trabalhar o pré texto, correção em grupo.
Trabalhar a escrita do nome
completo
Trabalhar a memorização de
textos
Trabalhar cópia, ditado,
escrita de textos memorizados,
Trabalhar as diferenças entre
desenhos, letras e números
Desenvolver cartaz com a
temática do trimestre
Trabalhar com diferentes
gêneros discursivos
Trabalhar e reescrever uma
pagina de um diário
Trabalhar os temas
transversais dos PCNs
Trabalhar um folder ou um
cartaz
Desenvolver o hábito de
registro de anotações de
acontecimentos em uma oficina
Desenvolver um manual
Desenvolver uma bula
Desenvolver uma receita
Perceber as características de
um texto científico
Desenvolver um aviso
Trabalhar a literatura
significativa para o letramento e a alfabetização
Trabalhar a leitura guiada e a
leitura independente
Textos literários: no livro de
literatura, de texto retirado do livro de literatura., trabalho com livros
literários e não literários
Trabalho com fonemas e
grafemas, as dificuldades dos estudantes e as trocas.
Fazer juízo de uma nota ou
noticia, ou descrever uma obra de arte.
Marque
O - Oralidade
E- Escrita
C- Cópia
D- desenho
L- leitura
LS- Leitura Silenciosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário