Postagens populares

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Propostas alfabetização


Trabalhar o processo histórico da produção da escrita. A história da invenção da escrita.

Trabalhar a função das letras.

Escrever o nome próprio, da professora e dos colegas com alfabeto móvel.

Identificar letras, palavras e frases conhecidas em diferentes textos.

Identificar letras ou palavras repetidas.

Montar uma caixa de palavras, ou um dicionário com as palavras que descobrirem.

Trabalhar a direção da escrita: com o dedo, com os olhos.
Montar uma caixinha de texto: propaganda, bilhetes, cartazes, rótulos.

Atividades que envolvam o nome, o endereço, a família, a casa, o desenho da figura humana.

Trabalhe Atividades que envolvam a memorização de palavras e significados

Atividades com crachás

Confeccionar livrinhos ilustrados

Fazer relação entre a oralidade e a escrita

Identificar palavras e frases em textos.

Escrever cartas, bilhetes, email, com auxílio do professor.
Atividades de calendário

Atividades com interpretação de documentos: identidade, certidão de nascimento.

Trabalhe Atividades de pesquisa e recorte de palavras, e tipos textuais em jornal.

Atividades com musica e direção da escrita, leitura apontada, leitura com seleção de palavras no texto.

Trabalhe e retome Atividades com brinquedos cantados, com ritmo de leitura, com marcação com palmas ou estalos
de dedos, ou com marcação das sílabas e a compreensão da unidade sonora.

Trabalhe Atividade de numeração de parágrafos.

Introduza Atividade de organização de texto, recorte de parágrafos e frases com organização do sentido do texto.

Contar quantas vezes uma palavra apareceu em um texto

Trabalhar letra inicial e final.

Trabalhar o número de letras de uma palavra

Desenvolver álbuns de rótulos, de nomes, de palavras, de histórias de vida de alunos.

Reconhecer frases na composição do texto

Organizar frases de acordo com o texto.
Proponha a resolução de advinhas

Retome atividades que não foram terminadas

Trabalhe propostas de produção: elogiar, dizer, convencer, agradar, mentir...narração, argumento, relato, exposição e descrição.

Trabalhar com HQ, fábulas, poemas, que possibilitem a imaginação.

Introduza a possibilidade de idealizar uma produção de texto: jornal, blog, cartaz, cartas,

Consolide a possibilidade da descrição textual de uma prática ou atividade, assunto ou intenção.

Trabalhar as diferenças entre os sinais do sistema de ensino alfabético silábico.

Trabalhar os tipos diferentes de letras, trabalhar maiúsculas e  minúsculas.

Trabalhar registros de rodas de casos, roda de conversas, causo, receita, etc...

Interpretação de textos com imagens

Completar textos incompletos

Desenvolvimento de resumo ou identificação da idéia principal

Trabalhar  o pré texto, correção em grupo.

Trabalhar a escrita do nome completo

Trabalhar a memorização de textos

Trabalhar cópia, ditado, escrita de textos memorizados,

Trabalhar as diferenças entre desenhos, letras e números

Desenvolver cartaz com a temática do trimestre

Trabalhar com diferentes gêneros discursivos

Trabalhar e reescrever uma pagina de um diário

Trabalhar os temas transversais dos PCNs

Trabalhar um folder ou um cartaz

Desenvolver o hábito de registro de anotações de
acontecimentos em uma oficina

Desenvolver um manual

Desenvolver uma bula

Desenvolver uma receita

Perceber as características de um texto científico

Desenvolver um aviso

Trabalhar a literatura significativa para o letramento e a alfabetização

Trabalhar a leitura guiada e a leitura independente

Textos literários: no livro de literatura, de texto retirado do livro de literatura., trabalho com livros literários e não literários


Trabalho com fonemas e grafemas, as dificuldades dos estudantes e as trocas.


Fazer juízo de uma nota ou noticia, ou descrever uma obra de arte.




Marque

O - Oralidade

E- Escrita

C- Cópia


D- desenho


L- leitura


LS- Leitura Silenciosa



Nenhum comentário:

Postar um comentário